O relatório estatístico da Anacom do 4.º trimestre de 2010 contabiliza um total de 2,6 milhões de utilizadores, dos quais 1,3 milhões através de placas/modem e os restantes 2,1 milhões de clientes com acessos à Internet fixos.

Banda larga domina acessos à Internet em Portugal

 

O número de utilizadores que efectivamente acedeu à Internet em banda larga móvel aumentou 4,7% face ao 3º trimestre de 2010. Em comparação com o trimestre homólogo, o número de utilizadores aumentou 18,9%.

Quanto aos acessos fixos à Internet, o número de clientes aumentou 2,5% face ao trimestre anterior e 10,9% em termos homólogos, utilizando a larga maioria (98,6%) serviços de banda larga, num total de 2,08 milhões. Este valor representa um crescimento de 2,6% face ao trimestre anterior e de 11,3% comparativamente com o mesmo trimestre de 2010. Já o número de clientes de acesso dial-up continuou a decrescer.

Em termos de tecnologias de acesso à Internet em banda larga fixa, o ADSL continua a ser a principal, com 51,5% do total. O modem cabo é utilizado por 41,1% dos clientes da banda larga fixa, e neste trimestre atraiu metade das novas adesões ao serviço (em termos líquidos). A categoria "outros" - onde se incluem, por exemplo, ofertas baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica (FTTH/B) - representa apenas 7,4% do total, embora tenha igualmente atraído cerca de metade das novas adesões no trimestre em análise, resultado de crescimentos elevados (20,2%).



Fonte: http://www.anacom.pt