Investigadores da Faculdade de Informática da Universidade Politécnica de Madrid em Espanha, reuniram uma serie de falhas de segurança e questões de privacidade, sobre o popular formato PDF de documentos digitais da Abobe.

Investigadores apontam falhas de segurança nos PDFsOs problemas detectados afectam tanto os autores dos documentos como os leitores dos ficheiros, à semelhança de pesquisas anteriores, em que os visados eram documentos em diversos formatos do Office da Microsoft.

Muitas instituições em todo o mundo utilizam este formato padrão de documentos e estima-se que milhares de milhões de PDFs são diariamente publicadas ou descarregados através da internet.

Os documentos publicados podem conter dados adicionais relacionados com o autor do documento, localização do caminho dos documentos no computador do autor e até mesmo conteúdos apagados antes da publicação.

Algumas destas informações, tais como nome do utilizador ou o dia da última modificação ao documento, podem levar a violações de privacidade, principalmente porque autores não têm conhecimento desta divulgação

Existem casos populares relatados de incidentes em empresas e instituições, com a publicação de informações confidenciais em documentos PDFs publicados.

Em conclusão os investigadores afirmaram que o formato PDF, é uma poderosa ferramenta para publicação e troca de documentos, sendo que o estudo tem como objectivo dar a conhecer aos utilizadores os riscos inerentes, caso não tomem as devidas precauções para a criação e leitura destes documentos.


Fontes:
http://www.upm.es